December 10, 2016
November 3, 2016
October 20, 2016
October 19, 2016
October 12, 2016
October 8, 2016
September 28, 2016
August 21, 2016
August 10, 2016
August 8, 2016
August 4, 2016
July 29, 2016
Post Recentes
Destaques
Rede Pró UC - Bonito/MS
15 Apr 2016
Em nossa última visita a Bonito/MS conhecemos o trabalho forte da Organização Não Governamental (ONG) Rede Pró UC. Uma instituição de ação direta para a defesa das Unidades de Conservação do Brasil, especialmente as de proteção integral. Com a missão de proteger, fortalecer, fomentar a ampliar o conjunto das Unidades de Conservação do Brasil, especialmente as de proteção integral.


E o #IssoéMS abraçou a Campanha "Bonito para sempre Bonito". Porque proteger os banhados de Bonito é garantir vida, economia e natureza.
Nós todos , como cidadãos brasileiros, temos muito orgulho de ter uma região tão linda e importante para a natureza em nosso país.
E nos orgulhamos ainda mais por saber que Bonito é um modelo internacional de ecoturismo, gerando renda para os cidadãos a partir do uso equilibrado do patrimônio natural.
Criar os Refúgios de Vida Silvestre dos Rios Formoso e Prata é fundamental para que isso continue acontecendo!
Porque isso é importante?
Bonito é a capital nacional do ecoturismo!
Todos os anos 200 mil pessoas visitam a cidade para conhecer seus rios cristalinos, cavernas e fauna exuberante. Pelo menos 50% do Produto Interno Bruto do município vem do turismo e 75% dos empregos da cidade dependem dessa atividade.
E o que os banhados têm a ver com isso?
Os banhados são filtros naturais, que limpam e purificam as águas, impedindo que os sedimentos que vem de fora, como aqueles trazidos pela chuva, transformem as águas cristalinas de Bonito em águas turvas e escuras, acabando com a beleza que tanto encanta, quanto gera riqueza. Além disto, os estudos realizados nestas áreas demonstraram que sete espécies de aves e oito de mamíferos que estão ameaçadas de extinção dependem exclusivamente destes banhados para manutenção de seus ciclos de vida.
A causa!
Estudos realizados desde 2008, em uma força tarefa promovida pelo Ministério Público, Universidades e Instituições nacionais e internacionais levantaram a necessidade URGENTE da conservação dos banhado dos Rios Formoso e da Prata.
O Brasil, signatário da Convenção dos Sítios Ramsar e da Convenção da Biodiversidade, tem compromisso internacional de conservar áreas frágeis e essenciais a manutenção do equilíbrio no Planeta, como os banhado de Bonito. Já o poder executivo (muni, est e federal) tem pleno poder legal para estabelecer por decreto Unidades de Conservação de Proteção Integral.
Entendendo o seu papel e sua responsabilidade perante a sociedade, a Prefeitura Municipal propôs a criação de Unidades de Conservação municipais, para proteger algumas áreas naturais, essenciais à manutenção da qualidade dos rios!
A Prefeitura de Bonito e seus cidadãos entendem que banhado protegido é futuro garantido!
Então qual é o problema?
Em uma ação antidemocrática e autoritária, demonstrando a total falta de discernimento e compromisso com a coletividade, o Sindicato Rural de Bonito esta barrando judicialmente a consulta pública, tentando impedir que as unidades de conservação sejam criadas.
O que você pode fazer?
Você pode dizer para as autoridades que não compactua com essa postura q ameaça a natureza e o futuro de Bonito!
Que você não aceita que um grupo minoritário coloque seus interesses pessoais a frente e acima daqueles de toda a sociedade, e assim colocando em risco a conservação e a economia de Bonito!!!
Nos ajude.
Para apoiar a criação das unidades de conservação de Bonito, basta você entrar no site: http://www.redeprouc.org.br/campanhas/bonito-sempre-bonito/
Preencher os campos com dados pessoais, ler um manifesto, dar o seu "ok" e o Projeto estará enviando o seu manifesto para o Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, secretário Estadual do Meio Ambiente, Prefeito de Bonito, vereadores de Bonito, juíza da comarca de Bonito e o Promotor de Bonito, apoiando a Campanha.
O #IssoéMS já deu o seu ok nessa campanha e você vai ficar de fora?




(Fotos Rede Pró UC - Divulgação da Campanha)


