BOAS PRÁTICAS
Sustentabilidade Ambiental e Ecológica
Não havia momento melhor para colocarmos no ar, mais essa página do Portal #IssoéMS, do que a "SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE" que esse ano será comemorado com uma série de eventos promovidos em todo o Mato Grosso do Sul até o dia 18/Junho.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambienteque tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, também denominado WED, chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Por meio do WED, O Programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.
O WED é também um dia para promover um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras, para maiores informações consulte o PNUMA.
Mas o que é essa tal SUSTENTABILIDADE?
Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, a algo ou alguém em algum professo ou tarefa. Atualmente, o termo é bastante utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra. Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim "sustentare" , que significa sustentar, apoiar e conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com umamentalidade, atitude ou estratégia que éecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.
Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e o ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir as águas, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.
O grande desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
Em Dourados a comemoração começou já no dia 01 de Junho de 2016 quando o Instituto de Meio Ambiente - IMAM, realizou a "XVI Semana do Meio Ambiente e XIX Eco Dourados" que foi até o dia 03 com a entrega do Troféu Marco Verde.
Semana também foi comemorado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, desde o dia 30 de Maio, além de Jardim, ações também em seus Campus em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Em Naviraí, o evento será entre 13 e 18 de junho, por conta da suspensão das atividades de ensino no município como forma de prevenção à gripe H1N1.
Em Bonito, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena-IASB realizou a sétima edição da Feira Socioambiental de Bonito, com a divulgação do Concurso de Desenhos intitulado "Nas Linhas da Serra da Bodoquena" feito pelos alunos da rede pública que serão premiados os três primeiros lugares. Participaram alunos de Bodoquena, da Escola Estadual João Pedro Pedrossian, de Bonito da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e de Jardim da Escola Estadual Cel. Juvêncio
Já em Campo Grande, o Governo do Estado promoveu o "Mato Grosso do Sul em Sintonia com o Meio Ambiente". Diversas atividades aconteceram nod dias 05 e 06 (hoje), visando conscientizar e instruir a população sobre os temas ambientais urgentes, com ênfase na preservação e sustentabilidade.
Ontem acompanhamos no Parque das Nações Indígenas o plantio de mudas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Sóter. A Associação Juliano Varela e o Projeto Florestinha participaram da ação educativa.
Hoje, uma das ações foi a discussão do "Programa Estado Carbono Neutro", voltado à orientação de políticas públicas referentes ao baixo carbono. A formatação do projeto colocou Mato Grosso do Sul como a primeira unidade da federação a formalizar a criação de um programa para a mitigação e neutralização da emissão de gases de efeito estufa.
